Voltado para o gerenciamento de equipes comerciais, Smart Seller busca revolucionar o segmento de reforma de pneus
Uma empresa com 46 anos de estrada, mas
que mantém um olhar disruptivo para o futuro. Esta é a Vipal Borrachas,
que está lançando uma inovadora plataforma pensada especialmente para promover
o acompanhamento de equipes comerciais de maneira a proporcionar maior controle
dos processos e eficiência operacional. Trata-se do Smart Seller, que
além de incentivar a manutenção e a fidelização de clientes, tem como objetivo
apoiar a prospecção de novos clientes, sendo a primeira plataforma global da
empresa.
Desenvolvido em parceria com a Salesforce, empresa
americana líder em software de gestão de relacionamento com cliente (CRM) no
mundo, o Smart Seller vem responder a uma antiga e recorrente demanda de
clientes. Por meio de workshops de co-criação com proprietários de reformadoras
da Vipal Rede Autorizada e equipe interna, surgiu a necessidade de dar corpo a
um sistema que se pudessem gerir toda a atividade comercial através de
ferramentas fáceis, ágeis e com foco na experiência do usuário para auxiliar a
rotina das equipes.
Entre as funcionalidades do Smart Seller estão o
cadastro de clientes, o acesso ao histórico de atividades realizadas (inclusive
ligações feitas e recebidas) e de oportunidades, além do uso de microfone para
ditar os relatórios em áudio, os quais são transformados em texto e registrados
no sistema como report de compromissos, tais como atividades externas e
demandas internas. Outra facilidade é a possibilidade de se criar registros in
loco, mesmo durante a visita, sem a necessidade de se reservar um momento
posterior para incluir as informações. Essa função tem como vantagem a
otimização do tempo durante uma visita, desburocratizando a rotina de quem está
na atuação de campo.
Igualmente, todos os dados existentes na plataforma
são passíveis de se tornarem informações, inclusive as ligações telefônicas, o
que permite ao gestor e ao próprio usuário identificar oportunidades de negócio
e melhorar o relacionamento com seus clientes, bem como ter uma real situação
das demandas de forma muito simples e intuitiva. Através de um painel
gerencial, a plataforma dá condições de se observar o andamento de todas as
oportunidades e em qual fase se encontram, possibilitando verificar onde se
está ganhando, perdendo e porquê. O Smart Seller também conta com tecnologia de
geolocalização para identificação de frotas ou fazer check-in e check-out de
onde se está realizando uma atividade.
“A ideia do Smart Seller surgiu a partir da nossa
percepção daquilo que nossos clientes, os reformadores de pneus, traziam
recorrentemente como dificuldades que enfrentam no seu dia a dia”, diz Tales
Pinheiro, Gerente de Marketing da Vipal. “Desenvolvemos workshops com este
público para compreender quais eram essas dificuldades e pensarmos em como
solucioná-los. Vimos que uma das maiores questões estava ligada justamente à
gestão comercial e naquilo que se referia aos vendedores. Assim, através de um
grupo multidisciplinar, chegamos à ideia de usar a tecnologia para atender a
essas demandas dos clientes”, conta Pinheiro.
“O
Smart Seller está sustentado em dois grandes pilares: gestão dos atuais clientes
e prospecção de novos negócios”, ressalta Maicon Calvi, Analista Inteligência
de Mercado da Vipal Borrachas. “Este aplicativo fará com que tanto a Vipal
quanto a Rede Autorizada tenham na palma da mão todas as informações relevantes
a seus clientes, tornando nossos processos ainda mais ágeis, eficientes e
assertivos, além de desburocratizar algumas atividades”, relata. Calvi salienta
o quanto a novidade deve beneficiar reformadores parceiros e consultores de
negócio da Vipal. Ele aponta que, entre as funcionalidades, a novidade traz a
inovação de integrar um Big Data à plataforma. “Através do Scanner de Frotas,
faremos com que as buscas se tornem fáceis e eficientes, permitindo que nenhuma
oportunidade seja perdida”, sinaliza. “São mais de 1 milhão de empresas
disponíveis para serem localizadas no Brasil, tudo em poucos cliques.”
O desenvolvimento técnico é outra vantagem que vem
agregar qualidades ao Smart Seller. “A plataforma tem a Salesforce como um dos
fornecedores, o que significa estarmos junto à maior empresa de CRM do mundo,
com as melhores práticas de venda, ouvindo mais de 5 milhões de usuários. Com
isso, a gente traz toda a expertise mundial da Salesforce no que se refere ao
poder de negociação, de força de comunicação e de controle de informação já
aplicada em diversos tipos de segmento aliado à nossa expertise em reforma de
pneus como líderes desse mercado”, explica Calvi.
Para o Diretor Comercial e de Marketing da Vipal
Borrachas, Guilherme Rizzotto, o Smart Seller simboliza mais um momento de
disrupção numa história marcada pela inovação como a da empresa. “A Vipal
sempre foi uma empresa disruptiva, que quebrou modelos. Isso está no nosso DNA”,
afirma. “O mundo caminha para mais tecnologia, mais informação, e uma
ferramenta como esta serve para que todo o time Vipal acompanhe estas mudanças”.
Ele ainda destaca: “o Smart Seller nos dá oportunidade de, a partir de dados
consistentes e alimentados por nossa equipe, gerar mais e mais negócios que nos
permitam levar a Vipal aos 100 anos”.
Sobre a
Vipal no mundo
Em
45 anos de estrada, a Vipal Borrachas se tornou uma das maiores empresas de
reforma de pneus do mundo. É líder no Brasil e na América Latina, com cerca de
300 reformadores autorizados, sendo mais de 200 no Brasil. Tornou-se uma
especialista na indústria da borracha, sendo a única empresa com uma linha
completa de reforma e reparos para todos os tipos de pneus. Além disso, oferece
compostos de borracha, pisos e lençóis, produtos para indústria, pneus de moto
e câmaras de ar e ainda fabrica máquinas para reforma de pneus carga e agro.
Para abastecer este mercado, a Vipal conta com 4 fábricas na América do Sul com
capacidade instalada superior a 19 mil toneladas por mês e 3 mil funcionários
que usufruem de uma estrutura física de 183 mil m². Ao longo dos anos, a Vipal
tem aliado experiência a conhecimento técnico. Possui uma Universidade
Corporativa e um dos mais robustos Centros de Pesquisa e Tecnologia do mundo no
segmento, comportando 13 laboratórios. Toda essa estrutura se reflete em produtos
de excelência que são referência de qualidade em todo o mundo.
Fonte: Marthabecker
comunicação corporativa