SINDIBOR PARTICIPA DO FÓRUM FIESP DE ATUALIZAÇÃO SINDICAL

capturar

O futuro dos Sindicatos foi tema do Fórum Atualização Sindical – Caminhos para o Crescimento, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, através da Central de Serviços – CSer, no último dia 8 de novembro.

Durante a abertura oficial o Diretor do Departamento Sindical – Desin e da Cser, Paulo Henrique Schoueri, destacou a oportunidade de “debater o futuro das entidades sindicais”. Segundo ele o evento, desde sua concepção, envolveu entidades parceiras como a Fecomércio, o CRC, o Sescon e a Firjan. “É importante dizer que compartilhamos objetivos e que a realização desse encontro vem em resposta a uma série de demandas que começamos a receber, tanto na Central de Serviços, quanto no Departamento Sindical.”

O primeiro Painel discutiu como identificar e fazer acontecer aquilo que gera valor à base empresarial. De acordo com o moderador, não se trata apenas de cumprir a mecânica do planejamento estratégico, mas de instituir um sistema de gestão, que torne a atuação do Patronal estratégica e diferenciada, gerenciando pessoas e recursos disponíveis de tal sorte que ofereçam serviços e produtos que tornem o Patronal um parceiro indispensável para as empresas.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf participou do segundo Painel – Negociação Coletiva – As Relações Humanas, Industriais e Sindicais e qual o Possível Equilíbrio entre Convenções e Acordo Coletivo. Segundo Skaf é preciso pensar São Paulo e o Brasil, cuidar dos sindicatos e descobrir como fortalecê-los. “Fazemos um trabalho todo olhando para fora. A confiança foi recuperada, os negócios ainda não. Mas estamos criando condições para a transformação.”

O terceiro Painel abordou a Inovação nas Organizações e Prestação de Serviços – A Reinvenção dos Sindicatos. O objetivo do tema era mostrar o que seria inovação para os Sindicatos Patronais. Quais são os requisitos para que os Sindicatos passem de fornecedores de informações, negociação coletiva e serviços para parceiros estratégicos das empresas.

O quarto e último Painel versou sobre as Propostas para uma Revisão Legislativa – Como Enfrentar as Questões Desafiadoras de Reforma Trabalhista e do Sistema Sindical. Neste caso, a questão era concluir o que os dados, as informações e os anseios dos atores sociais revelam sobre as possibilidades de Reforma Trabalhista e Sindical e como mobilizar a base sindical em favor das suas causas.

Por fim, vale destacar que o fórum teve participação de mais de 200 pessoas ao longo do evento. A edição de 2017 já está na agenda da Central de Serviços. Essa é uma ação em prol do fortalecimento sindical patronal.