LANÇAMENTO DE AÇÕES DE APOIO AO TRABALHADOR

ABIARB/SINDIBOR participam de reunião realizada pela Prefeitura de São Paulo sobre novo programa de apoio ao trabalhador.

Na semana em que é comemorado o dia do trabalhador, o prefeito Bruno Covas se reuniu nesta segunda-feira (29), na sede da Prefeitura, com os presidentes e representantes das principais entidades que impulsionam a economia e a qualificação da população na cidade de São Paulo para debater estratégias de apoio ao trabalhador e fomento ao desenvolvimento econômico do município.

Durante o encontro, Covas apresentou as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Paulo em três eixos de atuação: Atendimento ao trabalhador, Qualificação profissional e Desenvolvimento Econômico.

O prefeito convidou o setor privado a participar ativamente dos projetos com sugestões de adequação às necessidades do mercado de trabalho e parcerias para ampliação dos projetos visando um atendimento melhor e em maior escala à população.

Dividida nestes três pilares de atuação, o prefeito anunciou novas ações da Prefeitura. Na área de atendimento ao trabalhador foi assinado o ofício de encaminhamento para a Câmara de Vereadores do Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.

Também foram anunciados:

• O programa Frentes de Trabalho, que amplia para 4 mil vagas o Programa Operação Trabalho dando mais ênfase ao apoio socioemocional e a qualificação dos beneficiários;
  • A readequação dos CATes com a entrada de serviços voltados ao empreendedor e também oficinas preparatórias para o mundo do trabalho
  • A ampliação das ações de apoio ao trabalhador na periferia por meio de entidades parceiras.
  • Na área de ensino profissionalizante foi assinado o decreto que institui a Política Municipal de Qualificação Profissional (PMQP). Entre as ações da PMQP está o desenvolvimento de plataforma de ensino a distância com conteúdo produzido pela Prefeitura e também doado por grupos de ensino;
  • Captação de vagas gratuitas na rede privada de educação para disponibilização a pessoas de baixa renda.

O último eixo estratégico debatido no encontro foi sobre a melhoria da competitividade do município, que terá como suporte a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da Cidade de São Paulo 2030 e a criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, que dará suporte à formulação das políticas públicas da administração.