INTENSIVÃO - PROJETO LEAN THINKING

Dando continuidade ao Projeto Lean Thinking, iniciado em 13.11.18, a Abiarb/Sindibor em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ e apoio da FIESP/DECOMTEC, promoveram na última quarta-feira, dia 06 de fevereiro, o Workshop Sensibilização, Overview, Metodologia e Ferramentas Lean Manufacturing.

O projeto tem como objetivo aumentar de forma sustentável a competitividade das empresas particulares, introduzir melhorias técnicas, gerenciais e de inovação, além de disseminar a cultura de excelência operacional por meio da cultura e prática Lean¹.

Houve interação, troca de ideias e experiências entre os participantes, além da resolução de exercícios práticos atinentes à elaboração da metodologia apresentada pelo representante da IT Performance, Fernando Maquiaveli, trazendo assim, uma melhor fixação do conteúdo apresentado.

Segundo o Consultor Francisco Teixeira Neto, o objetivo do projeto foi expor às empresas a possibilidade de aumentar a competividade e a produtividade! " O Lean Manufacturing é extremamente relevante para as indústrias. A maioria delas normalmente anseia por maior produtividade, admite ter necessidades de mais capital de giro e enfrenta dificuldades em atender plenamente às expectativas dos clientes. Os participantes do evento tiveram uma ideia de como essa ferramenta pode ajudá-los a lidar com essas e muitas outras questões que as afetam no dia-a-dia.

As dinâmicas e exemplos utilizados demonstraram claramente a aplicabilidade e os benefícios do Lean e, todos os presentes manifestaram interesse em participar do projeto e já iniciar as visitas. A expectativa deles é que, com a implementação das práticas enxutas, suas empresas se tornem ainda mais competitivas. ”

Como agradecimento aos envolvidos o Consultor Ivan Ivanov deixou algumas palavras! “Muito obrigado pelo suporte de todos da equipe da ABIARB/SINDIBOR durante todo o evento. As instalações são ótimas com todo conforto e recursos adequados a esse tipo de evento. Parabéns!

A participação das empresas foi ativa sendo os funcionários ávidos por conhecimento e dispostos a aplicar as ferramentas Lean Manufacturing com base na Metodologia da Fundação Nacional da Qualidade. Tenho certeza que o projeto será um sucesso com excelentes resultados para as empresas. ”

¹gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).